Manifesto Cohousing

FENACHE – Federação Nacional de Cooperativas de Habitação Económica e HAC.ORA Portugal Sénior Cohousing Association apresentam o MANIFESTO COHOUSING SÉNIOR, com o objetivo de dar a conhecer e fomentar o desenvolvimento deste novo modelo de vida, solicitar o seu reconhecimento e o
devido apoio da parte da ADMINISTRAÇÃO CENTRAL E LOCAL, e a sua difusão como alternativa para um envelhecimento ativo e para o problema da habitação jovem a custos acessíveis.

O COHOUSING consiste na criação de uma comunidade colaborativa e autogestionária em torno dos interesses e necessidades dos seus membros, sendo formado por unidades habitacionais privativas e espaços comuns para compartilhar atividades, serviços e cuidados.

O COHOUSING visa potenciar um sistema de convivência que permite viver em maturidade, com vitalidade e através de laços de solidariedade, com independência e autonomia, sem representar uma carga económica para o Estado e para sociedade.

É uma solução que emana da sociedade civil, desenvolvida por população sénior e menos sénior, para assim fazer frente ao problema do crescente envelhecimento e das alterações sociais que enfrenta a população em geral, com a ambição de um novo modelo alternativo para os que queiram viver de maneira ativa, em companhia e com motivação.

As iniciativas COHOUSING visam, especialmente, a promoção de condições para o melhor envelhecimento ativo, o desenvolvimento da solidariedade intergeracional e a promoção e defesa da dignidade das pessoas no seu acesso à habitação.

Pelo papel histórico das COOPERATIVAS DE HABITAÇÃO e experiência acumulada em mais de quarenta anos de atividade de promoção e gestão de habitações e equipamentos sociais de custos controlados, considera-se fundamental o especial reconhecimento e estímulo da viabilidade do COHOUSING EM SISTEMA COOPERATIVO e de outras entidades associativas não especulativas.

Para tal objetivo, os subscritores reclamam a necessidade de um quadro legal e regulamentar especificamente focado na conceção e construção de empreendimentos COHOUSING, e bem assim a indispensável definição e promoção de mecanismos de incentivo e apoio técnico, financeiro e de fiscalidade que favoreçam e apoiem uma ação inovadora neste domínio.

As entidades subscritoras solicitam que, na concretização da LEI DE BASES DA HABITAÇÃO, seja adequadamente definida e implementada legislação normativa que estabeleça as bases indispensáveis ao desenvolvimento do COHOUSING com o apoio do Estado, de nível Central e Local.