PRÉMIO INH / IHRU 2007 

O Conjunto Habitacional da Bouça foi projetado pelo Arquiteto Siza Vieira em 1975 e parcialmente concluído em 1981.
Desde a data da entrega das habitações muitos foram os problemas que surgiram, deteriorando progressivamente as condições de habitabilidade do edifício.
Em 1999, no sentido de tentar resolver um grave problema social, a Câmara Municipal do Porto contactou a FENACHE e o arquiteto Siza Vieira.
Do entendimento conjunto, programou-se um trabalho para: legalizar e reabilitar a parte construída lançar, construir e comercializar o restante empreendimento conforme projeto original. Em janeiro de 2000, constituiu-se uma nova Cooperativa de Habitação e Construção que tinha o propósito de reabilitar e concluir o Conjunto Habitacional da Bouça.
Esta nova COOPERATIVA ÁGUAS FÉRREAS é formada pela Cooperativa “As Sete Bicas”, pela Cooperativa CETA e pela Associação de Moradores da Bouça e tem por missão a obra de reabilitação e conclusão dos 128 fogos, dos quais 56 já existentes.
Para além das habitações, fazem ainda parte da presente intervenção a Sede Social com 2 pisos e 6 estabelecimentos comerciais.
A missão não foi, de todo, fácil, mas marcará certamente uma etapa importante da vida da nossa Cooperativa no desempenho da sua ação e missão social.