A Urbanização Cooperativa da Quinta da Belavista, em Gaia, localiza-se a dois passos da Ponte da Arrábida, sendo servida de excelentes acessibilidades e dotada de infraestruturas e espaços verdes que distinguem positivamente as promoções habitacionais cooperativas.

Tendo a primeira fase sido realizada pela Urbicoop, durante os anos 80, a conclusão do empreendimento foi adotada através da constituição de uma União de Cooperativas – a Gaiacoop, que aglutina experiências, vontades e esforços de um conjunto de seis Cooperativas de Construção e Habitação, a saber: “As Sete Bicas, Ceta, Coopermaia, Nortecoope, Santo António das Antas e Tripeira”.

Este empreendimento contempla 100 habitações de tipologias T2 e T3 distribuídas por 2 lotes, dispondo cada uma de espaço de parqueamento automóvel e pequena arrecadação em cave. A conceção e execução do Empreendimento resultam de uma parceria celebrada entre a União de Cooperativas promotora e a Empresa de construção J. Gomes – Sociedade de Construções do Cavado, S.A., sendo o projeto de arquitetura da autoria do Arquiteto Pedro Gomes Fernandes. A promoção respeita o enquadramento legal da Habitação a Custos Controlados/Estatuto Fiscal Cooperativo, orienta-se pelos “Princípios Construtivos da Sustentabilidade” e dispõe de “Certificação de Qualidade” por entidade técnica e independente e Apólice de Seguro Decenal.

A gestão do Empreendimento obedece a métodos de trabalho certificados de acordo com a Norma NP EN ISO 9001:2000, sendo objetivo dos promotores assegurar a otimização dos recursos disponíveis a fim de proporcionar a quem aderiu a este projeto o acesso a uma habitação condigna e de excelente qualidade residencial.