PRÉMIO INH / IHRU 2007 

Certificado Ambiental Classe A

O Empreendimento da Ponte da Pedra 1ª Fase foi promovido pela Norbiceta – União de Cooperativas de Habitação U.C.R.L. Esta é formada pelas Cooperativas de Habitação Nortecoope, Sete Bicas e Ceta. A constituição da União visou, precisamente, a promoção deste Empreendimento, situado em Leça do Balio, Matosinhos.

A 1ª Fase do Empreendimento é constituída por 150 fogos, divididos em quatro blocos habitacionais. Contudo, o Empreendimento conta ainda com um ringue, uma delegação administrativa e um comércio, primando pela qualidade dos espaços exteriores de vias pedonais e zonas ajardinadas, que proporcionam a constituição de um verdadeiro núcleo de vizinhança. O Arquiteto que projetou o Empreendimento foi o Arquiteto Carlos Coelho, a empresa construtora foi a J. Gomes e a entidade financiadora a Caixa Geral de Depósitos. A 1ª Fase do Empreendimento de Ponte da Pedra deu motivos de ampla satisfação a todos os intervenientes, quer pelo campo polidesportivo, quer pelos amplos espaços exteriores, quer ainda pela Praça do Norte, pela Alameda Central e pela Praça a Sul. 

2ª Fase é precisamente no intuito de exponenciar esta geratriz que surgem os dois edifícios da 2ª fase: lotes 7 e 8, situados na sequência do Empreendimento da 1ª Fase. Em relação ao 1º Edifício, ele foi executado elevado, de modo a que o piso térreo seja visualmente transparente, com um cenário verde no seu horizonte. 

Em relação ao 2º Edifício, este fecha e protege os espaços verdes e de lazer centrais, desfrutando do belo alcance visual dos mesmos. No aspeto estético, foi mantida a filosofia de distribuição dos fogos por entradas como na 1ª fase, com dois apartamentos por piso, sendo cada piso servido por dois elevadores. O revestimento das fachadas é o resultado de um compromisso entre a solidez dos materiais, sua longevidade e baixo custo de manutenção, e a leveza das cores transmitida pelo tijolo maciço perfurado de tons muito claros. 

Os acabamentos foram sensivelmente os mesmos da 1ª Fase, sendo a grande melhoria, e futura bandeira do Movimento Cooperativo Habitacional, a integração na construção de um conjunto de regras e sistemas designados como Habitação Sustentável. Esta segunda fase contempla 101 habitações sustentáveis (T2 e T3). Trata-se do primeiro Empreendimento habitacional cooperativo no nosso país a dar resposta mais ajustada a problemas tão fundamentais como o conforto e a qualidade de vida dos utentes dos fogos, a otimização energética dos edifícios e o seu impacte e a inserção ambiental e ecológica das construções tornando-as, assim, amigas do ambiente. 

Esta postura, designada pelo termo “sustentabilidade”, vai garantir um elevado padrão de conforto e, conjugado com a racionalização de materiais, vai possibilitar a redução do consumo energético, a diminuição de libertação de produtos e gases nocivos para o ambiente e a poupança e melhor utilização dos recursos naturais, como a água potável. 

Integrado no – Habitação Sustentável na Europa, em conjunto com parceiros europeus e provenientes de Itália, França e Dinamarca, a segunda fase do Empreendimento Norbiceta – Ponte da Pedra foi rigorosamente construída de acordo com estes princípios, mediante estudos aprovados pelos consultores – especialistas do grupo SHE e controlado por representantes da União Europeia. Empreendimento de 9.216.160,00 € 

Construção cooperativa a custos controlados aprovada e subsidiada pelo INH Modelo de Gestão do Empreendimento de acordo com as normas NP EN ISO 9001:2000 Controlo Técnico Externo (CPV) com emissão de Apólice de Seguro Decenal (Zurich)

Controlo de Higiene, Segurança e Saúde no estaleiro por entidade externa certificada (SOPSEC)

Inclusão das normas de Sustentabilidade na Habitação de acordo com o Projecto SHE 

Projetista: Carlos Coelho Consultores, S.A. 

Empresa Construtora: J. Gomes