PRÉMIO IHRU 2008
O Empreendimento promovido pela CHE As Sete Bicas, CRL nasceu na Av. Salgado Zenha, freguesia de Guifões, concelho de Matosinhos. Contempla um conjunto habitacional de 40 fogos de tipologias T1, T2 e T3, distribuídas em quatro pisos (rés do chão + 3), aos quais estão afetos 60 lugares de garagem e de arrumos, localizados em piso subterrâneo.

O Empreendimento dispõe ainda de um Lar de Terceira Idade com capacidade para 30 quartos, 50% dos quais individuais e restantes duplos ou de casal. Os quartos desenvolvem em grupos de 10 unidades por piso todos com instalação sanitária própria com acesso privado; em todos os pisos está definida uma sala de estar com pequena copa, um sanitário completo totalmente acessível, um banho assistido e um compartimento para despejos. O piso da cave permite o estacionamento de viaturas, zona de tratamento de roupas e possui arrecadações gerais para armazenamento de géneros alimentares e material de limpeza, objetos pessoais dos utentes.

Desenvolvendo-se em cinco níveis, um abaixo e quatro acima da cota de soleira, o Edifício destinado ao Lar de Terceira Idade contém, ao nível do r/c, os espaços destinados aos acessos principais onde se inclui o átrio e a portaria/receção; área da direção e serviços administrativos com um gabinete de direção, um gabinete de administrativos, uma sala de reunião e uma pequena instalação sanitária de apoio; área de saúde constituída por um gabinete médico com uma instalação sanitária totalmente acessível; área das instalações de pessoal constituída por sala do pessoal, sanitários com vestiários e duche para ambos os sexos; área de convívio e atividades que se encontra no prolongamento da área de refeições com a capacidade de 40 utentes (2,5m2 por utente) para cada espaço, servidas por um bloco sanitário para ambos os sexos cada um com uma cabine com sanita totalmente acessível; área de serviços onde se considerou a cozinha, despensa do dia e um espaço de recolha de roupa para tratamento no exterior. Quer a parte habitacional, quer o Lar de Terceira Idade respeitam os mais exigentes princípios de construção sustentável, ao nível da gestão energética, de resíduos, de água, conforto ambiental e de acessibilidades. A construção do Empreendimento desenrolou-se entre fevereiro 2006 e junho de 2008 e representou um custo de 5.897.638,00€.